Por Antonio Moacir Rodrigues Nogueira
Publicado em 15/06/2016



Secretaria de São Paulo disponibiliza mapeamento de áreas urbanas para gestores públicos


Pensar e gerir o espaço geográfico são a base para toda ação do gestor de recursos para a população, seja do erário ou do capital privado. Esse planejamento perpassa a correta noção da ocupação do território, diferenciando-se o meio rural do meio urbanizado, no qual a pressão pelos recursos e seus impactos são percebidos de maneira mais intensa. Com base nessa premissa, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de suaCoordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), disponibiliza para os gestores públicos e a população do meio urbano, o mapeamento das áreas urbanizadas do território paulista, elaborado pelo Centro de Informações Agropecuárias (Ciagro/CATI). "Elaboramos um material para servir de base para a confecção de Planos Diretores municipais, o qual permite quantificar a taxa de ocupação dos diferentes municípios paulistas. Seu uso poderá subsidiar diferentes estudos da realidade de São Paulo, além de permitir, aos gestores, conhecer as diferentes frentes de expansão urbana", explica Mário Ivo Drugowich, diretor do Ciagro.

Com vistas a subsidiar esse conhecimento do uso da terra, tornando delimitado o limite do urbano, a CATI está disponibilizando para download os materiais e produtos desse projeto intitulado "O Urbanizado Paulista". "A equipe do setor de mapeamento e geoprocessamento do Ciagro, trabalhou de maneira intensa para oferecer à população um material de excelência, numa escala de mapeamento voltada aos trabalhos municipais. Seu uso traz perspectivas de análise dos processos de conurbação (unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico), de pressão do urbano sobre o rural e das diferentes realidades da interface rural e urbana", avalia o gestor do projeto, Antoniane Arantes.

O trabalho desenvolvido pela equipe do Ciagro foi realizado sobre as ortofotos do projeto "Mapeia São Paulo", disponibilizado pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano-S/A (Emplasa), tendo como base os limites municipais oficiais do Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo (IGC). "Foram mapeados 842.750,1 hectares, que somados aos 20.331.149,2 hectares, quantificados pelo Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuária (Lupa/CATI), representam 85,2% do território paulista", informa Mário Ivo, acrescentando: "esperamos que esse material subsidie diferentes trabalhos aos munícipes do Estado, embase Planos Diretores e Leis Orgânicas, auxiliando estudos sobre as consequências da pressão urbana sobre o meio rural e seus recursos ambientais. Esperamos também que ele propicie a geração de políticas de incentivo à manutenção do produtor no meio rural, como um dos principais atores da conservação ambiental".

O material do projeto "O Urbanizado Paulista" pode ser baixado por meio do link: http://mapas.cati.sp.gov.br/urbanizado.html.


Fonte: Apeaesp